Durante o Congresso da American Association of Orthodontists (AAO), realizado em Orlando, Florida, EUA, o Dr. Jack Dale, ex-presidente do American Board of Orthodontics (ABO), recebeu no dia 2 de maio de 2004 o prêmio “ABO Special Recognition Award” pelos relevantes serviços prestados. Ao receber o prêmio, proferiu
discurso abaixo transcrito, manifestando seu parecer a respeito do trabalho realizado pela Diretoria do BBO.
“Como responsável pela fundação de um Board Internacional de Ortodontia. Estou entusiasmado com a globalização e desenvolvimento internacional da especialidade.
Durante vários anos estimulei profissionais para participarem de organizações que visem melhora no padrão de tratamento como o American Board of Orthodontics (ABO) e, recentemente, o World Board of Orthodontics (WBO).
A semente do WBO foi plantada e já está germinando. Diversos países estabeleceram boards nacionais e outros estão em fase de implantação. Quando uma quantidade significativa estiver estabelecida a World Federation of Orthodontists (WFO)
estará em uma excelente posição para patrocinar o WBO.
O presidente da WFO, Dr. Lee Graber, assim como eu, está motivado em relação à implantação do WBO e tem sinalizado que sua organização trabalhará com afinco nesse sentido.
O motivo principal de mudança no novo milênio é a globalização. A transformação da informação pela internet e a revolução na informática necessitarão do estabelecimento global de liderança e padrões de qualidade e serviço. Esse novo cenário, juntamente com o WBO e a WFO pode resultar em uma padronização sem precedentes no tratamento ortodôntico em todo o mundo. Isso resultaria na melhora da comunicação entre as nações produzindo continuidade, unidade e uma forte ligação do profissionalismo em escala mundial.
Parafraseando o presidente John F. Kennedy, “Não pergunte o que a especialidade pode fazer por você. Pergunte o que você
pode fazer pela especialidade”.
As sequóias gigantes da Califórnia, mesmo magníficas não crescem sozinhas, pois necessitam umas das outras. Juntas, elas se fortalecem pelo entrelaçamento de suas raízes, suportando então umas as outras. Sem esse suporte mútuo não poderiam tornar-se robustas e magníficas. Com esse suporte, podemos permanecer fortes e efetivos em nosso serviço à sociedade. Manter o nosso padrão de tratamento é parte vital de nossa força.
Foi uma honra e privilégio ser convidado como consultor externo para esse exame. Achei que a organização do exame pelos diretores do BBO foi de altíssima qualidade.
Problemas foram encontrados e isso era esperado. Tenho certeza que esses problemas serão administrados e resolvidos no futuro, pois sei da integridade, dedicação, competência e preocupação dos diretores do BBO. O American Board of Orthodontics (ABO) teve que resolver problemas durante seus 75 anos de existência. Certamente, no futuro esses problemas continuarão sendo desafios.
O presidente Roberto Mario Amaral Lima Filho, certificado pelo ABO, juntamente com sua esposa Anna Letícia Lima (falecida) teve a honra de receber o prêmio Case Report of the Year do College of Diplomates of the American Board of Orthodontics, deu um
exemplo excelente, sendo um modelo para o novo BBO.
A diretoria do BBO tendo Roberto Mario Amaral Lima Filho como presidente; Carlos Jorge Vogel, presidente-eleito; Estélio Zen, secretário; Ana Maria Bolognese, tesoureiro; José Nelson Mucha, diretor e Telma Martins de Araújo, diretor, realizou um ótimo trabalho. A documentação estava padronizada e apresentava altíssima qualidade. Se eu examinasse qualquer um dos casos clínicos, constaria que de um lado ao outro da sala de
exame eram idênticos. Que bom seria que esse padrão de excelência, apresentado naquela sala de exame, existisse em todo o mundo.
O exame foi dividido em duas partes:
A) Exame escrito sobre os casos apresentados pelo BBO e B) Apresentação de casos pelos candidatos.
A) Exame escrito: Os candidatos provenientes de 8 estados brasileiros tiveram 4 horas para examinar 2 casos apresentados pelo BBO na hora do exame. Foi solicitado aos candidatos que avaliassem esses casos estabelecendo diagnóstico e lista de problemas, objetivos, plano de tratamento e planos alternativos de tratamento. Para isso, puderam efetuar traçados cefalométricos e utilizar quaisquer procedimentos que fossem necessários.
Permaneci sentado na sala de exame durante 4 horas até o término do mesmo e observei homens e mulheres trabalhando arduamente em suas tarefas. Quanto mais observava, mais aumentava minha admiração e respeito.
B) Apresentação de Casos: Os 10 casos de cada candidato incluíram 6 com maloclusões específicas e 4 opcionais. Os casos foram colocados na sala de exame na sexta-feira para serem examinados na sexta-feira e no sábado. Os mesmos casos foram retirados no domingo pela manhã antes da discussão realizada com todos os candidatos e todos os examinadores na forma de mesa redonda. A discussão durou 2 horas, proporcionando aos candidatos a oportunidade de dar sugestões e aos examinadores aprendizado com relação a esse primeiro exame. Foi uma discussão muito valiosa e construtiva. Os diretores não mediram esforços para estimular a participação dos candidatos no futuro, fazendo com que eles sentissem que fazem parte desse projeto vital.
Após a discussão, algumas homenagens foram feitas, belas palavras proferidas, sentimentos expressados, emoções reveladas e muitas fotografias registraram esse evento histórico.
O lema do Brasil é “Ordem e Progresso”
O Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial conseguiu expressar fielmente esse lema por meio da perfeição. Eles certamente fizeram “progresso” e o fizeram passo a passo com “ordem”. Eles deram um “salto gigante em direção ao World Board of Orthodontics”.
Dr. Jack Dale